Bem-vindo ao Blogue da Associação PATO

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Observar aves no Paul de Tornada, Verão

Observar aves no Paul de Tornada nem sempre é fácil. Este tipo de habitat, com vegetação muito densa, torna difícil a observação de aves. Normalmente a melhor forma de "observar" é ouvir os sons, contudo confrontamo-nos com um problema nesta altura do ano, o facto de as aves serem muito menos vocais durante a migração pós-nupcial. Contudo o Paul fervilha de aves nesta altura do ano e especialmente de migradores, os quais grande parte apenas possíveis de observar durantes os meses de Agosto e Setembro. Assim sendo aqui ficam algumas dicas para quem quiser aumentar as hipóteses de ver espécies diferentes:
O melhor é começar bem cedo, ao raiar do dia, nesta altura é possível ouvir e ver os Rouxinois Luscinia megarhynchos, durante a migração os Rouxinois não cantam como na época de reprodução, mas apenas emitem um som àspero "CRRRK" ou um "UiiiT", "liquido", escondidos na vegetação. Um passeio pelos trilhos e é bem provável que consiga observar o Rouxinol, infelizmente, muitas vezes, só o detectamos quando voa para dentro da vegetação e mostra a típica cauda avermelhada.
Ainda bem cedo, é possível observar muitas outras espécies, caso do Gavião Accipiter nisus, o Pássaro Bique-bique Tringa ochorpus ou a Andorinha-daurica Hirundo daurica.
Assim que o sol começar a subir, outras espécies vão ficando mais activas, nesta altura é aconselhável observar os Silvados, na encosta ou junto à ponte, podemos muitas vezes observar o Papa-amoras Sylvia communis, detectado muitas vezes pelo típico chamamento àspero "tchack". Nesta altura do ano são ainda comuns nos silvados a Felosa-poliglota Hippolais polyglotta e a Toutinegra-de-barrete-preto Sylvia atricapilla.
Nos trilhos e observando a copa dos Salgueiros são comuns nesta altura do ano a Felosa-musical Phylloscopus trochilus e a Felosa-das-figueiras Sylvia borin. Se o vento estiver a soprar de N há que estar atento a alguns migradores diurnos que possam passar pelo Paul, bem por cima das nossas cabeças, caso das Andorinhas-das-chaminés Hirundo rustica, ou da Petinha-das-àrvores Anthus trivialis.
Já mais perto de Setembro, outras espécies começam a chegar ao paul como o Pisco-de-peito-azul Luscinia svecica, o Chasco-cinzento Oenanthe oenanthe ou o Torcicolo Jynx torquilla.
Boas observações!

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

22 de Agosto - Noite dedicada à observação de Borboletas Nocturnas

Na noite de 22 de Agosto a Associação PATO irá realizar uma sessão aberta ao público para a observação de borboletas nocturnas.
O Ponto de encontro é junto ao Centro Ecológico e Educativo do Paul de Tornada e o horário é das 21.30h à 01.00h.

A participação é gratuita, apareça e venha ajudar na identificação das borboletas nocturnas!

As inscrições podem ser feitas via:
Email: associacao.tornada@netvisao.pt
Tlf: 262881790