Bem-vindo ao Blogue da Associação PATO

domingo, 30 de janeiro de 2011

2011 - Ano Internacional da Floresta

O ano de 2011 foi, por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, declarado o Ano Internacional das Florestas. Este ano a Associação PATO irá desenvolver várias iniciativas ligadas a este tema, principalmente no que diz respeito à requalificação da vegetação ripícola.
A vegetação ripícola desempenha um papel importante na preservação da Biodiversidade, na medida em que são àreas de refúgio para muitas espécies. A conservação adequada de uma galeria ripícola é, assim, uma medida fundamental para a gestão das espécies e em particular para as do Paul de Tornada.
Aves como: O Rouxinol-bravo (Cettia cetti), a Felosa-ibérica (Phylloscopus ibericus), o Pica-pau-malhado-grande (Dendrocopos major), a Trepadeira (Certhia brachydactyla), a Toutinegra-de-barrete e o Guarda-rios (Alcedo athis), são alguns exemplos de espécies que dependem directamente da galeria rípicola para nidificar.
Fique atento às iniciativas e ajude na preservação das galerias ripícolas do Paul de Tornada.

Boletim informativo - Hyla - N.º 3



Já está disponível o 3º Número do Boletim Informativo- Hyla.
Para descarregar ou subscrever basta ir a www.associacao-pato.org .

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Borrelho-grande-de-coleira da Islândia!

Durante a contagem de aves aquáticas na Lagoa de Óbidos foi detectado um Borrelho-grande-de-coleira (Charadrius hiaticula) com anilhas coloridas. A combinação de anilhas foi lida com o telescópio e procurei de onde seria aquele esquema de anilhas. Ao final do dia de hoje chegou a resposta: A ave em questão foi anilhada em 26 de Maio de 2007 na Islândia, trata-se de um macho, que andou sempre pela zona da Islândia e a última observação foi em 13 de Julho de 2008. Em suma este individuo fez uma longa viagem desde o local de reprodução na Islândia até à Lagoa de Óbidos, possivelmente a sua àrea de Invernada.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Contagem de Aves Aquáticas na Lagoa de Óbidos - Janeiro de 2011

Hoje pelas 9.00h, numa manhã bastante fria, foram efectuadas as contagens mensais de aves aquáticas na Lagoa de Óbidos. Foram contados 1820 indivíduos pertencentes a vários grupos (Gaivotas, Limícolas, Patos, Garças e Mergulhões). É de registar as primeiras observações de Andorinha-das-chaminés (Hirundo rustica) e 1 Andorinha-daúrica (Cecropis daurica). A PATO gostaria de agradecer à Vanessa Mata e à Sara Duarte pela ajuda nas contagens.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Boletim informativo - Hyla - N.º 2


Já está diponível o N.º 2 do Boletim Informativo da Associação PATO. Para subscrever basta ir a www.associacao-pato.org