Bem-vindo ao Blogue da Associação PATO

sexta-feira, 27 de março de 2009

Visita guiada - Escola Básica 2,3 de Frei Estevão Martins - Alcobaça

Visitaram ontem, o Paul de Tornada, alunos da Escola Básica 2,3 de Frei Estevão Martins - Alcobaça. A Visita começou com uma apresentação sobre o Paul de Tornada e a Biodiversidade, de seguida foi feita observação de aves no último piso do Centro Ecológico e Educativo, onde tem uma vista priveligiada sobre o Paul.









Foram observados Corvos-marinhos Phalocrocorax carbo, Galeirão Fulica atra, Àguias-de-asa-redonda Buteo buteo, Pato-real Anas plathyrhynchus, Tartaranhão-ruivo-dos-pauis Circus aeroginosus, entre outras aves... . Os alunos ajudaram também na recolha de Mariposas que estavam na armadilha e capturadas na noite anterior, ficaram a conhecer um pouco mais sobre a vida das borboletas nocturnas e a importância da sua monitorização.












Após uma pausa para comer na eira, fomos fazer um pequeno precurso pelo trilho do Paul, onde foi explicada a estrutura da vegetação que o compõe. Uma Felosa-unicolor Locustella luscinioides presentiou-nos com o seu canto bem próximo, estava um macho a marcar território pousado nos caniços perto do trilho.. ao longe ouvia-se um Cuco Cuculus canorus, foi explicado que o cuco parasita espécies típicas de caniçal, como o Rouxinol-pequeno-dos-caniços Acrocephalus scirpaceus.





A manhã terminou com a libertação de duas Àguias-de-asa-redonda Buteo buteo, que tinham dado entrada no Pólo de Recepção de animais selvagens com pequenas mazelas, devidamente restabelecidas, foram anilhadas, retiradas as biometrias e libertadas. Resta agradecer aos alunos e professores pela visita ao Paul, com a certeza de terem aprendido um pouco mais sobre este Habitat fabuloso!!

2 comentários:

  1. quero diser que gostei muito de ir ai e principalmente de ver as aguias a serem anelhadas e depois soltarao-nas

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo blogue, vou já divulga rna casa do primo Coastwatch.

    ResponderEliminar