Bem-vindo ao Blogue da Associação PATO

terça-feira, 19 de maio de 2009

Os Malmequeres - Centro de Ocupação Permanente de Leiria


No passado dia 12 de Maio, visitaram o Paul de Tornada uma turma de Ensino Especial, do centro de Ocupação Permanente de Leiria, "Os Malmequeres". O dia começou pelas 11.00h, com uma apresentação teórica sobre o Paul de Tornada e a sua biodiversidade. De seguida fomos ao último piso do Centro Ecológico e Educativo do Paul de Tornada, onde com a ajuda do telescópio e binóculos conseguimos observar algumas espécies de aves. Descemos e fomos pelo trilho que nos levou até bem junto do Paul, onde foi possível ouvir algumas espécies de aves típicas do Caniçal, como o Rouxinol-pequeno-dos-caniços ou a Galinha-de-água. Conseguimos observar ainda uma grande variedade de insectos, libélulas, gafanhotos, abelhas e algumas aranhas...



Com a barriga a dar horas e com apetite aberto com tantas coisas novas, fomos almoçar, a turma optou por utilizar a eira como restaurante, com uma esplêndida vista para o paul.

E como o dia ainda só ia a meio, já de barriga cheia, fomos aprender um pouco mais sobre plantas aromáticas e medicinais, cheirámos e identificámos plantas nos canteiros. De seguida fizemos saquinhos de cheiro, onde embrulhados num pano colocámos ervas aromáticas e essências, resultando nuns agradáveis sacos perfumados.


Resta-nos agradecer à turma de "Os Malmequeres", pela visita e entusiásmo em aprender e ensinar que demostraram.

Sem comentários:

Enviar um comentário