Bem-vindo ao Blogue da Associação PATO

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Reportagem - Saída Observação de Aves Marinhas




O dia começou cedo para os participantes da Saída de Campo para a Observação de Aves Marinhas no Cabo Carvoeiro no dia 24 de Outubro. Pelas 7.45h teve início a Saída de Campo, foi feita uma exposição teórica de enquadramento da saída, as espécies, movimentos e o porquê de se observar aves marinhas. Apesar do vento de Leste que se fazia sentir (que normalmente afasta as aves da costa), foi possível observar um bom leque de espécies e relativamente perto. Alcatrazes Morus bassanus, Cagarras Calonectris diomedea, Pardelas-do-mediterrâneo Puffinus mauretanicus, Gaivota-de-patas-amarelas Larus michaellis, Gaivota-de-asa-escura Larus fuscus, Guincho Larus ridibundos, Moleiro-Grande Stercorarius skua, Corvo-marinho-de-faces-brancas Phalacrocorax carbo e Corvo-marinho-de-crista Phalacrocorax aristotelis, foi ainda possível observar Falcão-peregrino Falco peregrinus.






O regresso de barcos de pesca, proporcionou um festim para as aves e para os observadores, que tiveram oportunidade de ver algumas espécies bem perto.



A meio da manhã fomos à praia da Papôa, na esperança de ver algumas limícolas costeiras. Foi observado Rola-do-mar Arenaria interpres e Borrelho-grande-de-coleira Charadrius hiaticula.


A visita terminou no Molhe Leste e com a observação de aves dentro do porto de Peniche, é sempre importante ir "bater" o porto, pois muita vezes algumas espécies mais raras podem surgir aqui. Os participantes tiveram oportunidade de observar Garajau Sterna sandvicensis, algumas Cagarras Calonectris diomedea, que estavam pousadas no mar perto da praia e aprender um pouco mais sobre a plumagem das gaivotas.
A Associação PATO gostaria de agradecer aos participantes o interesse e a vontade de aprender. Gostaria também de agradecer à SPEA o apoio na divulgação da iniciativa.




Sem comentários:

Enviar um comentário